OS 10 MELHORES EXERCÍCIOS FUNCIONAIS PARA FAZER EM CASA

A ciência tem demonstrado que o treinamento funcional é a maneira mais eficiente de melhorar as nossas capacidades físicas. Neste artigo vamos contar porque é positivo fazer exercícios funcionais. Se listamos os mais importantes por grupo muscular e damos um exemplo de sessão funcional que você pode fazer em casa.

POR QUE É IMPORTANTE FAZER EXERCÍCIOS FUNCIONAIS?

Para levar uma vida saudável é necessário viver em movimento e ter um plano de nutrição de acordo com as necessidades de nosso organismo. Mas não todo o movimento vale. Começar a correr em uma esteira em um ginásio ou carregar pesos enormes para desenvolver bíceps muito grandes não é o que o corpo entende como movimento saudável.

Nosso corpo é projetado para ser eficiente em situações naturais. Justamente estas capacidades físicas (juntamente com as mentais, emocionais e sociais) são as que nos permitiram sobreviver como espécie.

Esta é a premissa por trás do treinamento funcional: realizar esses movimentos que têm sentido para o nosso corpo, ou seja, que simulam funções reais.

O ideal seria que nós tivéssemos todos para a floresta para saltar pedras e subirmos as árvores, a realidade que vivemos não nos torna fácil. Por isso foi desenvolvida uma série de exercícios funcionais em casa que você pode fazer com o próprio corpo, sem a necessidade de material. Se realizamos em alta intensidade em intervalos curtos para fortalecer os músculos e o sistema cardiovascular podemos obter os mesmos benefícios de um programa tradicional de treinamento, mas investindo muito pouco tempo por dia, isto é o que conhecemos como Treinamento por Intervalos de Alta Intensidade ou HIIT.

OS MELHORES EXERCÍCIOS FUNCIONAIS EM CASA

BURPEE

Exercício funcional clássico entre os clássicos.

Ideal para trabalhar o sistema cardiovascular e a sua tolerância ao lactato. Dado que mobilizas muitas cadeias musculares por sua vez, é ótimo para aqueles dias de pouco tempo e que te interessa uma sessão expressa.

ESCALADOR: (MOUNTAIN CLIMBER)

Ótimo exercício. Vai mostrar seus pontos fracos. Se você precisa de trabalho cardiorrespiratório se subirão rapidamente, e se você não trabalha seus ombros serão eles os que te farão dar.

SALTO ESTRELA (STAR JUMP):

O salto é uma atividade que realizamos todos os exercícios de educação física desde pequenos e temos usado na grande maioria de jogos. Recupera essa função básica do ser humano e divirta-se a cada vez que você treinar duro.

AGACHAMENTO (SQUAT)

O maior dos exercícios funcionais para pernas. Com muita transferência para as atividades da vida diária. Permite múltiplas variações.

PASSADAS (LUNGE)

As passadas trabalham de forma global as extremidades inferiores. Entre outros, os músculos que trabalha podemos destacar os glúteos maiores, abdutores, reto abdominal e o ordem crescente.

Se você é corredor com este exercício você vai notar rapidamente como em subidas ritmo aumenta e você se sente leve.

FERRO

O planking tornou-se muito popular para pessoas que querem aumentar a força em todo o tronco.
Agrupa os músculos da zona abdominal e também trabalha em menor medida, braços e pernas. Entre os benefícios que você pode encontrar é ter uma barriga tonificada e forte, reduz a dor nas costas e gera flexibilidade nos grupos musculares posteriores.

MCKENZIE

Com este exercício, você recuperará sua volta depois de dias de carga e você ganha em flexibilidade lombar.

SENTADAS EM V: (V-SIT UP)

A principal função da musculatura abdominal é a de estabilizar. Neste exercício, procura-se diminuir o apoio e dar braços de alavanca longas para oferecer alta exigência de forma funcional para os seus abdominais.

FLEXÕES (PUSH-UP)

O exercício trabalha principalmente o músculo peitoral maior. Por sua vez, se a técnica é adequada se trabalha de maneira sinérgica o deltóide anterior, tríceps braquial e toda a musculatura estabilizadora do tronco. Com este exercício você vai ganhar força, figura e agilidade para levantar do chão.

DOMINADAS: (PULL-UP)

A atividade física foi, durante muito tempo, ferramenta indispensável do ser humano para salvar a sua vida. Se um predador lhes atacava ou precisavam os frutos mais altos da árvore, deveriam ser capazes de levantar o seu corpo para o chumbo para escalar. Isso é o que treinar, fazendo flexões.